Curso: Como Criar um Jogo a partir do ZERO
Módulo 01
Esse aqui é o módulo de introdução, onde ensino como baixar e configurar o programa que utilizaremos, o Blender 3D! Além disso, faço uma boa introdução a interface dele.
Nessa série criamos um jogo chamado The Shepherd, onde você controla um pastor de ovelhas e tem que leva-las até um celeiro. Apesar de simples, eu ensino técnicas e linhas de raciocínio muito importantes durante toda a série, essenciais para você criar as competências necessárias para se tornar um desenvolvedor de sucesso. Se você nunca desenvolveu um jogo na vida e nem faz ideia de como fazer isso, aqui é o caminho! Eu não só vou te dar o pontapé inicial, mas irei te ajudar a acelerar bastante sua jornada.
Aqui vamos baixar e instalar o Blender, que é o programa que vamos utilizar durante nossa jornada.
Apesar de eu ter gravado toda a série utilizando o Blender normal, recomendo fortemente que você utilize o UPBGE, que é a versão mais atualizada do programa. Ele é um pouco diferente, mas você não vai ter dificuldades em pegar da mesma forma. Aqui o link para você baixa-lo:
Nesse vídeo você vai aprender tudo que precisa saber sobre a Interface básica do programa.
Aqui eu mostro como é meu setup padrão para criar jogos no Blender.
A boa notícia é que, se você seguiu minha dica e está utilizando o UPBGE, não precisa modificar nada no setup, pois ele já vem preparado para jogos. 🙂
Módulo 02
Aqui colocamos a mão na massa e modelamos os objetos inorgânicos que vão compor nosso game. Basicamente tudo que utilizaremos para criar o cenário do jogo.
Nesse vídeo você terá uma boa introdução a Modelagem Low Poly e Otimização. Quesitos ESSENCIAIS que você deve saber para se tornar um bom desenvolvedor de jogos.
Aqui você vai modelar seus primeiros “assets”: Uma cerca e uma Pedra low poly.
Continuando a prática da modelagem, você vai aprender a criar algumas árvores. Também vai aprender a mexer com a iluminação básica.
Mais uma vez uma boa notícia: Se você seguiu minha dica e está utilizando o UPBGE, a Iluminação já vem praticamente pronta, por conta da casa! 🙂
Vamos exercitar a modelagem e criar algo um pouco mais interessante: Um Celeiro! Com esse conhecimento você também será capaz de criar outros tipos de construções.
Agora que você já tem vários modelos criados (com os vídeos anteriores), está na hora de uma das partes mais legais: Juntas isso tudo e compor uma cena bem legal para seu jogo!
Módulo 03
Terminados os modelos inorgânicos, está na hora dos orgânicos: modelamos, texturizamos e animamos nosso personagem principal e uma ovelhinha.
Nesse vídeo vamos planejar o protagonista do nosso Jogo! Você vai ver como é feito a etapa de planejamento e criação do conceito de um personagem, para conseguir criar os seus próprios!
Agora que temos o planejamento de como vai ser nosso personagem, vamos por as mãos na massa: Hora de modela-lo em 3D!
Depois de modelado, agora nosso personagem precisa ser devidamente Texturizado. É o que você vai aprender aqui.
Opa, aqui você vai aprender como adicionar uma Armature no personagem (rig) para que ele possa ser animado.
Uma vez “riggado” (com bones/armature), é hora de criar as animações!
Aqui vamos criar a Ovelha, personagem que vai ser utilizado mais adiante na lógica do jogo. 🙂
Para terminar os personagens, vamos rigar e animar a ovelha que modelamos no vídeo anterior.
Módulo 04
Agora é hora de fazer tudo funcionar! Uma vez que concluímos os modelos do jogo, vamos iniciar a criação da lógica para dar vida ao game! E pode ficar tranquilo: não usaremos uma linha e código para isso.
Opa, agora chegamos em uma das partes que eu mais gosto: Vamos começar a trabalhar com a Game Engine (Motor de Jogos), essa que vai ser a responsável por permitir a criação de toda a lógica e parte interativa do jogo em si.
Nesse vídeo você terá uma boa introdução ao que acontece por lá e como utiliza-la.
Opa, agora você vai aprender como criar a lógica de jogabilidade em terceira pessoa (controlando a câmera com o mouse, o famoso mouselook) sem utilizar nada de programação! Tudo isso utilizando Logic Bricks (programação visual).
E quem disse que precisa programar para criar um jogo mesmo?
Hehe… Nesse vídeo você vai aprender como criar a inteligência artificial das Ovelhas utilizando apenas Logic Bricks! 🙂
Agora você vai ver como programar as condições de Vitória do jogo, além de terminarmos a Inteligência Artificial.
Um jogo em Som… Quase não é um jogo!
Nesse vídeo vamos adicionar Sons ao nosso game e, claro, criar um Menu Principal simples para que o Jogador possa acessar o game por lá.
MEUS PARABÉNS por você ter chegado até aqui!
O motivo?
Bom, aqui você já deve ter um game concluído, pronto para ser exportado e publicado na internet, para que todos possam jogar (e é isso que vamos fazer nesse vídeo!).
O MAIS IMPORTANTE:
Não deixe de enviar o Link do seu Jogo nos comentários do vídeo, assim eu vou poder ver, Jogar e te dar um bom feedback sobre quais os próximos passos! E não se esqueça, também, de aproveitar essa oportunidade para mostrar sua obra prima a todos os seus amigos!
Um abraço,
Guilherme Teres.